Translate

sábado, 1 de agosto de 2015

Coreanos são frios e distantes? Mito ou realidade?

Essa é uma pergunta que me fazem bastante. Alguns, já afirmam isso com todas as letras, não somente indagam. Mas, como eu odeio generalizações e acredito que não podemos ver a outra cultura sob o nosso ponto de vista, decidi refletir sobre algumas considerações a respeito do povo coreano e de alguns outros países asiáticos, como Japão ou China.

Depois que comecei a passear com meu bebê pela Coreia, reparei que as pessoas no geral adoram mexer com crianças, fazer a brincadeira de “achou!” (까꿍 놀이), em que eles falam “kakung” enquanto escondem o rosto. E quase sempre tendem a pedir para segurar a criança ou até a tirar o bebê do colo da mãe sem aviso prévio (é, isso aconteceu mais de uma vez!). Eles costumam fazer barulhinhos e até mandar beijinhos de vez em quando. Isso mostra que não tem tanta “frieza” assim.

Meus sogros comemorando os 8 meses do neto
 Mas é necessário entender dois pontos importantes:

Beijos e abraços X inclinar-se:   Cada país ou cultura tem regras sociais específicas quando lidamos com outras pessoas, algo inerente a cada local. E, até dentro do Brasil, há algumas diferenças. Geralmente, cariocas se cumprimentam com dois beijinhos. Paulistas, com um só. Abraços são outra saudação comum entre os brasileiros. Na Coreia, não espere que eles saiam te beijando ou abraçando do nada. Não é algo que faz parte da cultura coreana.          

Beijinho no rosto é cumprimento em vários países ocidentais
Foto: AG News
Meu marido, quando fez intercâmbio na Inglaterra em 2009, foi no estilo “home stay”, ou seja, ficou em casa de família. E ele me contou que a “host mother” (a dona da casa onde ele se alojou) dele o recebeu com beijos e abraços no aeroporto. Era a primeira vez dele fora da Ásia (já tinha morado no Japão e visitado a Tailândia). O choque foi tão grande que ele demorou dias para se recuperar disso.

Até porque ele diz que a única vez que se lembra de sua mãe tê-lo abraçado foi no dia que ele voltou do Exército depois de ficar servindo na fronteira com a Coreia do Norte durante dois anos, tempo em que eles geralmente ficam isolados e longe da família. Com isso, dá para perceber que não é comum que os coreanos se abracem.

Quando assistimos doramas (novelas asiáticas), podemos reparar que, pelas características culturais, um abraço, por ser raro, toma uma significação bem diferente. É quase o ápice de algumas cenas românticas. E acaba sendo mais valorizado e tendo mais valor sentimental para aqueles que fazem. Como, no Brasil, às vezes, abraçamos até desconhecidos, podemos deixar passar um pouco da importância desse ato.

Abraços por trás são os mais comuns nas novelas coreanas.
Cenas de "Love Rain" (cima) e Goong (baixo)
 “Ah, mas isso quer dizer que eles são frios”, poderiam pensar algumas pessoas. Não exatamente. Eles podem ser muito calorosos algumas vezes sem necessitar do toque ou do contato físico para isso. A demonstração de carinho e afeto acontece de outra forma. A principal saudação na Coreia é a questão de se inclinar. Quanto mais baixa é a reverência, mais admiração você demonstra.

No dia a dia, os coreanos também incorporaram o gesto de acenar com as mãos para cumprimentar um ao outro, mas a forma mais aceita entre amigos e/ou pessoas próximas é apenas abaixar a cabeça um pouco (cerca de 15º). Se for uma situação um pouco mais formal, frente a pessoas mais velhas ou de hierarquia superior, é preciso curvar-se cerca de 30º. E em casos extremamente formais, como no trabalho, próximo a um ancião, o cumprimento chega a um ângulo de 45º.

Foto: http://careerpark.jp
 Quando os coreanos pedem desculpas muito sinceras, ou querem demonstrar respeito excessivo, eles também podem se ajoelhar e dobrar o corpo todo em 90º, encostando o rosto quase no chão, como se fosse uma reverência.  Esse ato simbólico também é feito nos funerais, quando algum parente ou amigo querido morre.

Exemplos de dois tipos de reverências em funerais
Fotos: http://m.blog.daum.net

Coreanos são mais “fechados” que os brasileiros:  A simpatia do povo brasileiro é considerada uma marca nacional. Muita gente no Brasil consegue se abrir facilmente, puxar conversas na fila do banco com desconhecidos, fazer amizade logo no primeiro encontro. O coreano, na maioria das vezes, não é assim. O seu vizinho talvez nunca te cumprimente, principalmente se você for estrangeiro não-asiático, como eu disse num post anterior, já que há um pouco de receio quando há pessoas de aparência diferente.

Mas, ao mesmo tempo, por também terem essa característica mais reservada, eles não são do tipo que sorriem para estranhos (inclusive outros asiáticos) na rua, como vejo muitos brasileiros fazendo de vez em quando. É bom lembrar que nem todo mundo no Brasil também é assim e que é possível encontrar coreanos que vão te cumprimentar todo dia no elevador do seu prédio. As ajhumas (senhoras coreanas), por exemplo, podem te bater e depois te acolher.

-----

Como eu já disse, vamos tentar não generalizar. Mesmo entre os coreanos, há gente que age diferentemente da maioria. A minha sogra me disse: “Coreanos não costumam beijar nem os filhos”. Mas eu vi o meu sogro beijando o neto diversas vezes. Por isso, a afirmação de que coreano é frio é um mito, que só pode ser quebrado depois que você passa a conviver de perto e entender o comportamento dos coreanos a partir da realidade deles. E é uma ótima experiência antropológica.

24 comentários:

  1. Gostei muito de ler seu blog. Você explicou muito bem o tal mito! Muito boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã de um grupo de K-Pop.. e quando eu vejo vídeos dos integrantes com os pais, eu penso.. "nossa que estranho esse contato entre pai/mãe e filho..." mas eu sei que esse contato nem tanto afetivo faz parte da cultura deles, e você explicou muito bem, vou seguir seus posts.. Valeu e muito obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Tami. Esse é o jeito deles mesmo, como você disse. É cultural. Por isso, não acho legal julgá-los sob o nosso ponto de vista. ^^

      Excluir
  3. Oi Ariane...
    A um tempo vi um post seu falando sobre como você havia conhecido e casado com um homem coreano (foi em algum fansite de kpop hehe). Fiquei curiosa, e acabei achando seu blog. Amei poder acompanhar um pouco sua historia e aprender ainda mais sobre a Coreia do Sul. Muita coisa eu já sabia sobre o país, mas teve coisas que você abordou que eu tinha muita curiosidade.
    Enfim, obrigada por agraciar, a nós, meros mortais que ainda estão em solo brasileiro e não tiveram a oportunidade de conhecer a Coréia do Sul.
    Fighting!! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Tahtty! E, se realmente quiser conhecer a Coreia, não desista do sonho. Se estiver trabalhando, tente fazer uma poupança, mesmo que guarde pouco, e estipule uma meta. Ajuda bastante. Sei que é difícil. Fiquei uns três anos economizando para poder ir para a Coreia da primeira vez, há uns 3 anos! Fighting também!!!

      Excluir
  4. Muito bom seu texto explicando essa diferença cultural, que acontece com todo mundo que vai pra um outro país, né? As vezes só de ir pra outro estado do Brasil a gente sente a diferença, imagina uma cultura do outro lado do globo.
    Curti muito e vou continuar acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A gente já estranha os sotaques de pessoas de outros estados e algumas diferenças bobas, como a eterna briga entre bolacha e biscoito. Imagina indo para outro país...

      Excluir
  5. Muito bom seu texto explicando essa diferença cultural, que acontece com todo mundo que vai pra um outro país, né? As vezes só de ir pra outro estado do Brasil a gente sente a diferença, imagina uma cultura do outro lado do globo.
    Curti muito e vou continuar acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A gente já estranha os sotaques de pessoas de outros estados e algumas diferenças bobas, como a eterna briga entre bolacha e biscoito. Imagina indo para outro país...

      Excluir
  6. Bom dia! adorei o seu blog. namoro um sul coreano a mais de um ano e adorei conhece um pouco mais sobre essa cultura tao diferente da nossa brasileira. ele sempre me falar e me ensina sobre o cultura sul coreana. atualmente ele esta morando no Brasil e ja esta bem familiarizado com a nossa cultura e nossos costume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Descobri muita gente legal por causa dessa coincidência de namorar ou casar com coreano. Boa sorte no seu relacionamento. Alguns coreanos não são fáceis. Temperamento difícil. Mas a gente supera isso! :D

      Excluir
  7. Ariane tudo bem?! Fiquei muito interessada no teu blog, estou fazendo uma pesquisa acerca da cidadania coreana. Gostaria muito de trocar umas ideias contigo. Seria possível? segue meu e-mail: martins.baby@gmail.com
    gostaria de conversar com vc como é possível o requerimento da cidadania coreana. Se o prazo de dois anos para entrar com o pedido pode ser reduzido etc. Espero que me responda em breve.
    atencionamente, Bárbara Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara. Vou te mandar um e-mail. E desculpa demorar tanto para responder. Andava meio enrolada.
      Abraços,

      Excluir
  8. Anyoung Ariane ! Achei Incrível Seu Blog , Amo a Coreia Do sul Porém Não sei Falar NADA de coreano mesmo Assistindo K-Dramas , Tenho Muita Vontade de Namorar um Sul-coreano Mas ta Difícil :( , Estava lendo seus Outros Posts e li que o nome do seu filho é Min Ho , Na mesma Hora Pensei em Meu Oppa Lee Min Ho <3 Enfim AMO seu blog Por Favor não pare !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do meu blog. Eu também espero continuar postando. Tenho milhares de ideias, mas me falta tempo. :D haha

      Excluir
  9. mal entrei no seu site e já amo os seus posts :3

    ResponderExcluir
  10. pq coreano usa maquiagem e coque e parece quando voce abraça e nao te abraça ci dorama e gosto kpop

    ResponderExcluir
  11. olá Ariane amei seu blog, tenho 40 anos e sou apaixonada pela Coréia do Sul, por kpop, kdrama, coreanos, enfim tudo da Coréia kkkkk do Sul kkkk, estou fazendo muita pesquisa, estudando a lingua , pois pretendo largar tudo aqui e ir embora pra morar em Seul, gostaria de conversar mais com você sobre isso se você puder é claro ... meu e-mail é samara.sartori@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. desculpe esqueci de deixar meu nome .. é Samara

    ResponderExcluir
  13. Guri gostei dessa postagem mas é triste uma mãe não abraçar seu filho, da a entende que eles não podem demostrar afeto, pois isso pode ser usado de forma negativa ou contra eles em situação de risco. Mas gostei da explicação foi bem sincera.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das suas explicações. Sou apaixonada por doramas. Apesar de gostar muito da forma como os casais tratam, sem a depravação das novelas brasileiras, eu tinha esse mito de pessoal frio. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá,tudo bem? Sou escritora e estou pesquisando sobre a cultura coreana. Meu próximo livro o "mocinho" é um coreano, mas vivendo no Brasil há um tempo e se adaptando com uma cultura muito diferente. Obrigada por partilhar um pouco .

    ResponderExcluir